A rosácea

A rosácea

A rosácea é uma doença da pele comum que, devido ao seu impacto estético, pode levar a um desconforto psicológico. É uma doença leve, crónica, manifestada por maçãs do rosto vermelhas (couprose ou eritema persistente) podendo ter pápulas e pústulas (borbulhas) e vasos sanguíneos aparentes (pequenos derrames). 

Afeta principalmente pessoas louras de olhos claros, pode, no entanto, afectar todos os fototipos. Surge normalmente entre 30 e 50 anos, mas também pode surgir em crianças. As mulheres são mais afectadas que os homens.

O seu tratamento depende do tipo e gravidade dos sintomas. Normalmente inclui produtos para aplicar na pele e medicamentos para tomar, pode ainda incluir sessões de laser para melhorar o aspecto da pele.

Os produtos tópicos (para aplicar na pele) incluem substâncias que controlam a vermelhidão e a visibilidade dos vasos aparentes, enquanto os medicamentos que deve tomar controlam os sintomas que originam a rosácea. 

O tratamento deve ter em consideração o impacto psicossocial da doença, podendo incluir maquilhagem correctora e deve ser cumprido para se observarem resultados duradouros.

Product added to compare.