Serenoa Repens

Serenoa Repens

SERENOA REPENS

Chegou o Outono e com ele a queda das folhas... e do cabelo. Com a preocupação de cuidar do cabelo surgem as dúvidas sobre que champô e que tratamento utilizar para prevenir e tratar a queda de cabelo. A enorme variedade de produtos com as mais variadas composições, apresentações e preços deixam-nos confusos. Para ajudar na escolha vamos falar de uma planta muito utilizada nestes produtos – a Serenoa repens.

A Serenoa repens é uma palmeira anã da família das Arecaceae, natural da região sudeste da América do Norte. As suas bagas são utilizadas desde tempos imemoriais pelas tribos nativas daquela região.

O interesse pelo mecanismo de ação levou a que a planta e os seu extratos fossem estudados, chegando-se à conclusão de que a sua ação se baseia no controlo das hormonas implicadas no mecanismo da alopécia. A sua eficácia levou a que cada vez mais marcas optassem por utilizar o extrato de Serenoa repens nos seus produtos.

No entanto, o extrato de Serenoa realmente eficaz na alopécia obtém-se apenas dos frutos daquela palmeira no sudeste americano e as suas bagas são colhidas à mão. Por outro lado, as condições climatéricas adversas como furacões, fortes chuvadas na época da floração e colheita têm limitado a quantidade de bagas no mercado provocando um aumento de preço.

Surgiram no mercado extratos mais baratos, mas estes extratos são muito diluídos em óleos vegetais e mesmo óleos animais comprometendo a eficácia dos produtos. Se procura eficácia nos produtos para queda do cabelo tenha em consideração a sua composição em ingredientes ativos e as suas concentrações.

0 Comentário