Queratose Actínica

Queratose Actínica

QUERATOSE ACTÍNICA

Verão... este ano estamos a ter um Verão tardio com temperaturas quentes e dias cheios de Sol. Para além dos seus inúmeros benefícios a exposição ao Sol traz alguns problemas. Um desses problemas, a queratose actínica, resulta do acumular de exposições pouco cuidadas, manifestando-se numa fase mais tardia da vida.

 As queratoses actínicas são áreas da pele lesadas pelo Sol e encontram-se nas zonas expostas ao Sol como os antebraços, costas das mãos, rosto, couro cabeludo calvo e parte inferior das pernas.

As manchas de queratose actínica não incomodam. Apresentam-se como manchas de pele rugosa e descamativa e de coloração variável desde o rosa ao vermelho-acastanhado. Por vezes podem causar prurido (comichão). A pele em volta da lesão apresenta-se, geralmente, danificada pelo sol, manchada, sardenta e enrugada.

Há um risco baixo de algumas lesões progredirem para carcinomas de células escamosas. No entanto, os doentes com queratose actínica têm um risco aumentado para todos os tipos de cancro cutâneo. A queratose actínica não é contagiosa.

As lesões podem ser tratadas e curadas, no entanto, podem sempre surgir novas lesões.

O seu dermatologista aconselhá-lo-á sobre qual a melhor estratégia de tratamento e prevenção de novas lesões.

Proteger sua pele do sol ajudará a reduzir o número de novas queratoses actínicas e o risco de cancro de pele induzido pelo sol. Deve ser extremamente cauteloso quando se expõe ao sol, pelo que recomendamos:

  • Proteja-se do sol entre 11h e 15h quando o sol estiver mais forte.
  • Use roupas de proteção.
  • Aplique protetor solar antes de se expor ao sol e reaplique frequentemente, em especial se estiver suando ou depois de nadar, e sempre que esteja ao sol.
  • Proteger seus filhos do sol desta forma pode reduzir o risco de virem a desenvolver queratose actínica.
  • Evite solários de luz artificial.
  • Esteja consciente da sua pele - examine a sua pele regularmente e consulte seu médico se notar alguma alteração. 
0 Comentário